Autor: Guilherme Ezequiel – Mentor de Negócios
O planejamento estratégico é algo que falamos, falamos e falamos e pouco entendemos ao certo o seu real significado. Muitas vezes, essa ferramenta acaba sendo usada de forma errônea.
Em meio a um mundo tão incerto com cenários econômicos cada vez mais instáveis e tantas transformações diárias que nos surpreendem a todo tempo, ficamos muitas vezes apegados em olhar os planos para o futuro de nossas vidas e nossas empresas.
Mas aqui mora um grande problema. Olhar demais para o futuro pode te levar a cometer alguns erros graves em sua vida e em seu negócio. Portanto, quero chamar sua atenção para os cuidados que você deve ter antes de fazer seu planejamento estratégico de longo prazo e trazer a você uma visão do presente.
Mais importante do que olhar para o futuro onde você quer estar daqui a alguns anos, é tomar consciência do que você está fazendo agora, hoje, neste momento. Pare de se preocupar com o longo prazo, quando você tem perdido o seu tempo do agora com coisas que não te fazem crescer.
O que quero demonstrar aqui é que o planejamento de longo prazo, não tem valor algum, quando você não define suas metas de curto prazo.
Então não faça planos de longo prazo, se você não tem planos de curto prazo.
O longo prazo não importa quando você não tem plano de curto prazo, uma vez que sua vida passa a estar estruturada como uma escada onde você não consegue ver o fim, mas consegue com facilidade ver o próximo nível que quer chegar. E este sim é verdadeiramente importante, porque ele está perto de você. Saber qual será o seu próximo passo hoje ou quais são suas metas de hoje é infinitamente mais importante que olhar para seu futuro daqui a 5 anos.
São muitos os empresários que falam sobre onde querem estar daqui a 5 anos, mas quando olhamos para o hoje, eles estão inertes há anos, sem sair do lugar, imóveis e paralisados pela falta de saber como dar o próximo passo.
Meu convite para você aqui é:
- Pare de olhar daqui a 5 anos e olhe para daqui 5 dias, daqui a 3 dias, olhe para o amanhã e olhe para o agora.
- Defina qual mudança tem que acontecer agora em sua vida, em seus comportamentos, em seus hábitos que te levará a ter uma conexão tão presente no presente que assim você terá atitudes reais que demonstram sua caminhada diária rumo ao crescimento que almeja.
Planejamento estratégico exige ações de curto prazo, que quando esquecidas, em nada te ajudam a sair do lugar.
Então não faça planejamento de longo prazo, faça planejamento de curto prazo, no prazo onde você consegue ver a linha de chegada e isso sim, te deixa com energia o suficiente para se tornar imparável e a cada chegada, a cada vitória, faça uma nova meta de curto prazo e se mantenha focado no hoje.