Autor: Guilherme Ezequiel – Mentor de Negócios
Estamos diante de um novo mercado. Um novo momento em nossas vidas se abre no período pós- pandemia e o que se vê notoriamente é que a nossa necessidade de estar perto e de compartilhar, de ouvir e ser ouvido, se torna cada dia mais evidente.
Neste contexto de humanizar as relações, vemos o papel do vendedor mudar de quem foca em vender produto para que ajuda uma pessoa necessitada a resolver seu problema.
O vendedor sai do papel de somente um mero vendedor e recebe o papel de um verdadeiro ajudador, alguém que está bem ali pronto para servir o próximo com o que há de melhor dentro de si, um ser de puro amor e cuidado.
Isso mesmo, um ser humano pronto para entregar amor ao próximo, um cuidado que às vezes parece estar tão distante de nossas relações familiares que encontramos no mercado uma grande e real dificuldade em estar em um ambiente comercial recebendo esse carinho. Essa atenção, nos faz sentir bem cuidados e nesse momento encontramos a verdadeira solução do nosso problema.
Quando temos a necessidade de comprar algum produto ou um serviço, nossa real necessidade é resolver uma dor, um problema que nos deixa angustiados a tal ponto de precisarmos nos conectar com alguém e pagar um preço pela solução deste problema.
Neste momento o verdadeiro papel do vendedor é o de trabalhar suas conexões de negócio de forma a demonstrar que “eu estou aqui para ajudar você, no momento em que você precisar, é só me ligar’’.
Estar 101% presente com uma pessoa que damos o título de cliente é estar ouvindo e sentindo a dor expressada nas palavras daquela pessoa que veio até você em busca de uma solução real e verdadeira que de fato se encaixe perfeitamente na solução que ela precisa.
Uma compra é muito além de uma compra, é resolver um problema. Uma venda é muito além de uma venda, é resolver um problema. E quando essas duas soluções se encontram de forma genuína e verdadeira, temos o início de uma relação que pode ser eterna nos negócios futuros e novos clientes indicados de forma direta e indireta diariamente.
Acredito que a profissão do vendedor é uma atividade nobre que exige dos profissionais uma grande sensibilidade em ouvir o próximo, ouvir além do que está sendo dito através das palavras, é buscar sentir o que não está sendo dito e sim expressado pelos gestos e olhares que muitas vezes, revelam tudo que as palavras não dizem e às vezes chegam a nos revelar o oposto do que está sendo dito naquele instante.
Hoje o vendedor precisa estar atento para entender o comportamento humano. Ele precisa se livrar dos rótulos de julgamentos e estar a postos o tempo todo, buscando pessoas que estão precisando de ajuda e pessoas que não sabem que precisam de ajuda.
Através das palavras corretas é possível gerar uma necessidade real no cliente, de tal forma que o mesmo entenda e sinta que precisa comprar de você a solução do problema dele.
O vendedor da atualidade enfrenta um desafio novo a cada dia. E esses desafios geram a necessidade de uma busca eterna pelo conhecimento do comportamento humano, onde o novo vendedor precisa buscar conhecimento sobre programação neurolinguística, neurociência e sobre o comportamento humano.
Agora não se trata somente de conhecer técnicas de vendas e atendimento, se trata de entender como a mente das pessoas funcionam, se trata de entender sobre os diferentes perfis comportamentais e ter em si a habilidade de identificar e adequar seu estilo de comunicação.
Se trata agora de novas áreas do conhecimento que exigem ir além.
Mas isso só vale para os vendedores que buscam sucesso em sua carreira, sucesso esse que pode ser medido pelas comissões que recebe mês a mês e o crescimento de sua carreira através de novas ações e novos clientes.
Bem-vindo a nova era, ao novo mercado. E agora você pode escolher: que vida que ter?
Você pode escolher entre mudar agora, acordar de vez, dar um novo passo em busca de novos conhecimentos e iniciar uma melhora radical na sua forma de trabalhar.
Ou você pode continuar aí.
Reclamando, sendo incapaz de mudar sua história, como um animal irracional que só leva a vida, sabe-se lá para onde. Apenas com a certeza de que mais cedo ou mais tarde irá morrer.
Ou você pode começar a construir uma nova vida.
Com sentido, com desafios diários e com a certeza de que irá deixar um grande marco na vida das pessoas daqui pra frente. Sendo alguém que tem um grande resultado de progressão diária em sua carreira em busca de se tornar o melhor vendedor de todos em seu mercado.
Então faça a sua escolha e seja feliz!