Autora: Natália Souza – Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas
Assim como o clima do tempo compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera terrestre, o clima organizacional compreende os diversos fenômenos que permeiam o ambiente de trabalho.
Nas empresas, utilizamos a expressão ‘’clima organizacional’’ para descrever o grau de satisfação ou insatisfação existente em uma empresa, sob a ótica dos colaboradores que trabalham e vivenciam diariamente o respectivo ambiente empresarial. Ou seja, o clima organizacional é a junção de sentimentos e opiniões dos profissionais sobre o local em que trabalham.
Sendo assim, todas as decisões tomadas pela empresa afetam diretamente a forma como os profissionais observam seu local de trabalho. Você gestor ou empresário, sabe como os seus colaboradores percebem o local que eles trabalham diariamente?
O clima organizacional representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados de forma isolada, e sim em conjunto. E é por isso que focamos no fator mais importante para a sua empresa: o capital humano e suas relações.
Dito isso, podemos considerar como pilares do clima organizacional:
- a forma como os líderes e gestores apoiam os colaboradores;
- as diversas maneiras da empresa remunerar ou valorizar seus colaboradores;
- o ambiente físico e a estrutura oferecida para que os colaboradores desempenham as tarefas exigidas;
- a sensação de controle e pressão dos colaboradores frente ao ambiente de trabalho;
- e as relações pessoais entre os diversos colaboradores da empresa.
Quando uma empresa apresenta um clima organizacional insatisfatório, temos um aumento de rotatividade, baixo desempenho e comprometimento dos colaboradores nas tarefas diárias.
Já um clima organizacional satisfatório, proporciona à empresa uma otimização de tarefas, planejamento de crescimento e melhoria contínua, além de atingir resultados e equilíbrio interno de maneira mais efetiva.
A verdade é que a qualidade do clima organizacional da sua empresa tem relação direta com a produtividade de seus colaboradores. Você já ouviu falar que um funcionário satisfeito rende mais? Não é por acaso que essa situação se torna possível. Afinal, é improvável que uma empresa consiga obter bons resultados, planejamento e crescimento sem que o ambiente de trabalho seja saudável.
A Consultoria Recursos Humanos, assim como os gestores da empresa devem estar atentos a quaisquer resultados insatisfatórios que possam afetar o ambiente e a produtividade de seus colaboradores.
Pensando no clima organizacional de sua empresa hoje, de 0 a 10, que nota você daria?
“Gestão de clima é como a previsão do tempo: saber dar a previsão meteorológica com antecedência prepara a organização da sua liderança para o sucesso.” – Fagner Gouvêa.