Como a Pesquisa de Clima Organizacional pode auxiliar a sua empresa?

Autora: Natália Souza – Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Assim como o clima do tempo compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera terrestre, o clima organizacional compreende os diversos fenômenos que permeiam o ambiente de trabalho.

Nas empresas, utilizamos a expressão ‘’clima organizacional’’ para descrever o grau de satisfação ou insatisfação existente em uma empresa, sob a ótica dos colaboradores que trabalham e vivenciam diariamente o respectivo ambiente empresarial. Ou seja, o clima organizacional é a junção de sentimentos e opiniões dos profissionais sobre o local em que trabalham.

Sendo assim, todas as decisões tomadas pela empresa afetam diretamente a forma como os profissionais observam seu local de trabalho. Você gestor ou empresário, sabe como os seus colaboradores percebem o local que eles trabalham diariamente?

O clima organizacional representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados de forma isolada, e sim em conjunto. E é por isso que focamos no fator mais importante para a sua empresa: o capital humano e suas relações.

Dito isso, podemos considerar como pilares do clima organizacional:

  • a forma como os líderes e gestores apoiam os colaboradores;
  • as diversas maneiras da empresa remunerar ou valorizar seus colaboradores;
  • o ambiente físico e a estrutura oferecida para que os colaboradores desempenham as tarefas exigidas;
  • a sensação de controle e pressão dos colaboradores frente ao ambiente de trabalho;
  • e as relações pessoais entre os diversos colaboradores da empresa. 

Quando uma empresa apresenta um clima organizacional insatisfatório, temos um aumento de rotatividade, baixo desempenho e comprometimento dos colaboradores nas tarefas diárias. 

Já um clima organizacional satisfatório, proporciona à empresa uma otimização de tarefas, planejamento de crescimento e melhoria contínua, além de atingir resultados e equilíbrio interno de maneira mais efetiva.

A verdade é que a qualidade do clima organizacional da sua empresa tem relação direta com a produtividade de seus colaboradores. Você já ouviu falar que um funcionário satisfeito rende mais? Não é por acaso que essa situação se torna possível. Afinal, é improvável que uma empresa consiga obter bons resultados, planejamento e crescimento sem que o ambiente de trabalho seja saudável.

A Consultoria Recursos Humanos, assim como os gestores da empresa devem estar atentos a quaisquer resultados insatisfatórios que possam afetar o ambiente e a produtividade de seus colaboradores. 

Pensando no clima organizacional de sua empresa hoje, de 0 a 10, que nota você daria?

“Gestão de clima é como a previsão do tempo: saber dar a previsão meteorológica com antecedência prepara a organização da sua liderança para o sucesso.” – Fagner Gouvêa.

Compartilhar

Posts recentes

Qual o Salário do Dono da Empresa?

Autor: Guilherme Santos – Consultor em Gestão Estratégica Financeira Enquanto empresário, qual deveria ser o meu salário, pago pela minha empresa? Algo que acontece muito

Envie sua mensagem