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Maturidade de Gestão

Autora: Camilla Colenghi – Consultora em Gestão Estratégica Comercial

Ao longo desses anos auxiliando pequenas e médias empresas a melhorar seus resultados, tenho percebido que é muito comum empresas alcançarem excelentes resultados por meio do desenvolvimento de programas de gestão e, em pouco tempo, voltarem a lidar com problemas aparentemente já superados.

Um dos grandes responsáveis por essa instabilidade nos resultados é a dificuldade das empresas encararem os processos de gestão como algo contínuo e com necessidade de melhorar sempre, alcançando um bom nível de maturidade em gestão.

Obter essa maturidade em gestão é um dos principais pilares do crescimento contínuo e sustentável. 

O que é maturidade em gestão?

Para começar, vale definir o conceito de maturidade. O dicionário  traz uma definição a partir da botânica, e significa o “estado de um fruto que alcançou seu desenvolvimento completo”.

Fazendo um paralelo com o significado de maturidade em botânica, da mesma forma que um fruto passa por vários estágios até ficar maduro, as empresas também passam por vários estágios para alcançar um alto nível de maturidade em gestão.

Alcançar o desenvolvimento completo (alto nível de maturidade em gestão), significa que a empresa tem processos estruturados, adotando modelos de análise e tecnologias cada vez mais sofisticadas para definir metas desafiadoras e alcançar melhores resultados. Nesse estágio, um modelo mental com foco em resultados e a prática do método por todos os colaboradores será automático.

Existem vários modelos para medir se uma empresa apresenta alto nível de maturidade em gestão. Bons modelos, devem apresentar uma correlação alta entre o aumento do nível de maturidade e a geração de melhores resultados e alcance de metas.

A maturidade em gestão não deve ser avaliada isoladamente, mas sempre em conjunto com os resultados que estão sendo gerados pela empresa. Recomenda-se a elaboração de uma matriz com o nível de alcance de metas (resultados) e nível de maturidade em gestão. Nessa matriz, podemos fazer as seguintes interpretações:

Todas as organizações deveriam ter como meta estar posicionadas nesse quadrante, pois temos o sistema de gestão funcionando perfeitamente, sendo definidas metas desafiadoras e alcançando resultados otimizados e sustentados pela aplicação do método de gestão.

Esse é o quadrante em que se encontram a maioria das empresas mencionadas no início do artigo, que começam com iniciativas de gestão, geram bons resultados e em pouco tempo voltam a líder com problemas aparentemente já resolvidos.

Muitos líderes conduzem programas de gestão e rapidamente melhoram seus resultados, deixando assim esses programas de lado e focando em outras iniciativas. Entretanto, alcançar um alto nível de maturidade em gestão leva tempo e requer muita disciplina da liderança, e quando deixamos de lado, os colaboradores são consumidos pelos problemas da rotina e param de usar o método para resolver seus problemas.

É um quadrante de alerta, pois como visto anteriormente existe uma alta correlação entre o nível de alcance de metas e a maturidade em gestão. Para esse caso, temos duas recomendações:

  1. Importante avaliar o modelo de negócio da empresa, qual a proposta de valor e se estão conseguindo entregar e sustentar a proposta de valor aos clientes. Não adianta ter os processos de gestão funcionando perfeitamente sem uma boa proposta de entrega de valor.
  2. Certifique-se que a medição da maturidade em gestão de correta, é muito comum empresários realizarem um autodiagnóstico não avaliando a situação atual dos processos de gestão da empresa, mas sim como gostariam que estivesse acontecendo na empresa.

Normalmente, esse é o quadrante em que as empresas que começam a realizar iniciativas de gestão estão localizadas. A boa notícia é que a estruturação dos processos de gestão vai melhorar os resultados rapidamente. Agora, a má notícia é que o caminho do aumento da maturidade é longo e não existem atalhos, pois é um processo educacional de mudança cultural.
Um bom modelo de maturidade deve ser capaz de gerar bons insights para a definição de prioridades de desenvolvimento dos processos de gestão e capacitação do time. A jornada é longa e é importante priorizar por onde começar.

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