x

Nosso blog

Qual o Salário do Dono da Empresa?

Autor: Guilherme Santos – Consultor em Gestão Estratégica Financeira

Enquanto empresário, qual deveria ser o meu salário, pago pela minha empresa?

Algo que acontece muito na gestão financeira das micro e pequenas empresas é o proprietário confundir o que a empresa deveria pagar a ele, com a renda que ele precisa, dado seu padrão de vida. E se perder nessa separação, muitas das vezes, realizando retiradas além da capacidade financeira da empresa. E ainda tendo a sensação de que não está retirando nada da empresa.

Qual deveria ser a forma correta de estabelecer a remuneração do proprietário, quando este efetivamente trabalha na empresa? Como essa despesa deve ser tratada, no sentido de estabelecer o seu valor correto? 

Um fato relevante precisa ser considerado. Que o micro e pequeno empresário brasileiro, acaba desempenhando diversos papéis, principalmente no início da empresa, em que a operação está começando e o caixa ainda está se formando, sendo inviável algumas contratações.

Portanto, a resposta mais adequada ao questionamento anterior, acaba por ser outra pergunta: 

“Qual a função principal que o empresário está desempenhando na empresa?”

Após essa reflexão, deve-se avaliar o que o mercado está pagando para o cargo.

Atividades como vender, deve ser remunerada por meio de comissionamento e qualquer outro papel de suporte administrativo que o proprietário esteja executando, irá encontrar uma profissão equivalente no mercado, em que possa avaliar sua remuneração.

Para os casos em que exerça mais de uma função dentro da empresa, o importante é ser coerente com a capacidade financeira da sua empresa, se remunerando pela atividade principal desempenhada.

Dessa forma, a função desempenhada pelo empresário, ficará efetivamente remunerada e separada da atividade de empresário investidor, a qual deve realmente ser remunerada, por meio de uma parcela do lucro da empresa, quando ele acontece.

Tendo essa consciência, o planejamento financeiro da empresa será possível ser realizado de forma consistente e eficiente. 

O caixa da empresa agradece.

Não deixe de seguir nosso perfil no Instagram, lá publicamos conteúdos sobre gestão de empresas toda semana!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Assine nossa newsletter e
receba nossas novidades.