x

Nosso blog

O papel da Gestão Estratégica de Pessoas nas organizações

Autora: Ana Luísa Moro – Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Devemos a todo momento nos perguntar qual o valor de se ter um modelo de gestão de pessoas para servir de suporte estratégico para o cumprimento dos objetivos traçados na organização. 

Em 2020, com a pandemia causada pelo vírus COVID-19, as organizações tiveram que readaptar seus processos de trabalho e isso colocou em crise os esquemas com que tradicionalmente se pensa a gestão humana nos contextos produtivos. A pandemia trouxe desafios sociais que reestruturou empresas e novas formas de organização do trabalho

O isolamento social como forma de prevenção ao Covid-19 fez com que organizações reestruturassem seu modelo de trabalho, aderindo a novos meios de gestão de pessoas e processos utilizando a gestão de pessoas como parceira estratégica para o sucesso organizacional.

 O contexto atual traz um conjunto de transformações decorrentes de complexos processos sociais, econômicos, tecnológicos e políticos que tem feito as organizações repensarem como irão enfrentar os desafios de um mundo globalizado, com fluxos de informação acelerados e com demanda crescente por maiores níveis de competitividade e produtividade.

Podemos citar como maiores mudanças:

  • a incorporação de tecnologias e ferramentas que permitam que as interações continuem acontecendo entre empresa e colaboradores.
  • a implantação de novas formas de avaliar os resultados e acompanhar os indicadores da organização para que o acesso à informação se torne possível para todos da empresa.

Afinal, a realidade se impôs e a digitalização se tornou crucial para a sobrevivência dos negócios. Mas a pressa na condução desse processo faz com que muitas empresas caiam em armadilhas e acabam perdendo tempo, dinheiro, engajamento e talentos. Para que isso não aconteça, é preciso analisar a tecnologia compreendendo não apenas seus pontos positivos mas os problemas que podem surgir no caminho — que vão muito além das falhas da VPN.

Não deixe de seguir nosso perfil no Instagram, lá publicamos conteúdos sobre gestão de empresas toda semana!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Assine nossa newsletter e
receba nossas novidades.